-

Dúvidas Frequentes

A São Gabriel Saneamento garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel, na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).

A manutenção da qualidade nas residências é de responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe sua caixa d’água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa d’água deve ficar permanentemente tampada e bem vedada. Se as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc.), compare com a água de seu cavalete. Caso tenha alguma dúvida acione a São Gabriel Saneamento pelos telefones 3232.3000 ou 0800 642 3003, que deslocaremos o laboratório móvel para realizar uma análise detalhada e verificar a qualidade da sua água.

A caixa d’água ou reservatório doméstico tem duas finalidades: uma delas é diminuir a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra é como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento de água pela São Gabriel Saneamento, por motivos de reparos e/ou manutenções das redes de distribuição.

Não. A água distribuída pela São Gabriel Saneamento tem um contínuo controle de qualidade. Aconselhamos que copos e vasilhames utilizados para depositar água estejam sempre limpos. Hábitos de higiene como lavar as mãos com sabonete frequentemente, realizar o corte e limpeza das unhas, não levar as mãos sujas à boca e realizar o correto acondicionamento do lixo doméstico em recipientes vedados, são ações também indispensáveis para se evitar doenças.

Todas as redes de abastecimento de água de São Gabriel são projetadas para trabalharem com pressões positivas (mínimo de 1 Kgf/cm², equivalente a 10 metros de coluna de água ou 10mca). Nessas condições, não existe possibilidade de ocorrerem infiltrações para dentro das tubulações. No caso contrário, uma pressão negativa ou uma despressurização podem ocasionar a sucção de agentes externos para o interior das tubulações através das juntas e conexões, com risco de comprometer a qualidade da água.

A causa dessa coloração na água potável é a presença de sais de ferro e manganês presentes nas águas dos mananciais que se depositaram ao longo dos anos nas tubulações. Em operações de manutenção de rede e/ou de variações bruscas de pressões estes sais se desprendem e ao se misturarem com a água fazem com que ela obtenha a coloração. Isso é apenas um parâmetro estético, pois tais sais não causam problema à saúde.

A solução imediata para o controle do problema é a abertura de descargas de rua, realizada pela São Gabriel Saneamento. Este serviço também pode ser solicitado sempre que os clientes informem qualquer alteração na coloração ou aspecto da água através dos telefones 3232.3000 ou 0800 642 3003 para que possamos tomar medidas corretivas o mais rápido possível.

Não. O cloro é incolor. Este problema ocorre pela entrada de ar na tubulação, não afetando a qualidade da água.

Não. A água da rede não precisa ser filtrada, ela é potável e livre de impurezas.

Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica (Padrões de Potabilidade).

Uma água potável não deve ser confundida com água pura ou água limpa. Água pura só pode ser fabricada em laboratório através de processos de destilação. Na água potável são permitidas e até necessárias algumas substâncias químicas dissolvidas (principalmente sais minerais) em concentrações limitadas (valores máximos permitidos).

Por outro lado à água limpa, que popularmente é chamada de cristalina, não necessariamente pode ser considerada potável. Dentro dela podem existir muitos microorganismos, invisíveis a olho nu, que podem causar doenças.

 

A água fornecida pela São Gabriel Saneamento é potável, cristalina e segura para o consumo saudável da população.

No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pela normatização dos parâmetros características da água potável, através da Portaria MS 2914/2011.

Nessa Portaria estão apresentados todos os parâmetros físicos, químicos, biológicos e organolépticos obrigatórios de análises, suas concentrações máximas permitidas em água potável, bem como frequências, quantidade e locais de amostragens.

A São Gabriel Saneamento obedece rigorosamente os dispositivos das Portarias 2914/2011 do Ministério da Saúde e 10/99 do Rio Grande do Sul.

Não. Muito pelo contrário. O cloro é o selo de garantia de uma água saudável. Só o cloro garante a ausência de bactérias e de microorganismos que fazem mal à nossa saúde. A utilização do cloro na água tratada é uma determinação do Ministério da Saúde. Para tirar eventual gosto de cloro, coloque, por algum tempo, a água em um recipiente aberto na geladeira ou em temperatura ambiente.

A fluoretação da água é um dos meios mais eficazes e econômicos de prevenção de cáries dentárias, que podem ser reduzidas em até 65%. Prefira sempre dar água fluoretada às crianças. Em conjunto com uma escovação adequada, a saúde bucal estará sendo preservada.

Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre águas minerais verdadeiras das outras águas chamadas “engarrafadas”.

Águas engarrafadas, embora provenientes também de fontes naturais, apresentam concentrações mais brandas de substâncias químicas dissolvidas, e, portanto, sem efeito do ponto de vista farmacológico. Elas devem ser simplesmente chamadas de “Água de Mesa”.
As águas de mesa (engarrafadas) diferem da água potável que é fornecida pela São Gabriel Saneamento por não passarem por tratamento físico-químico adicional. As águas de mesa podem ser gaseificadas, sob ação de gás carbônico, adicionado a elas ou presente no estado natural.

Consumir água engarrafada sem se certificar de sua procedência é um risco muito alto. Lembre-se: todas as águas podem apresentar-se límpidas, cristalinas e agradáveis ao paladar, mas isto não é o suficiente para garantir sua qualidade.

A maior vantagem e segurança da água potável distribuída pela São Gabriel Saneamento está no contínuo controle de sua qualidade, desde a produção até os pontos de entrega, casa a casa, e na assistência técnica permanentemente disponível 24 horas por dia.

Não é objetivo da São Gabriel Saneamento competir com o mercado de águas engarrafadas, mas sim ofertar à toda a cidade de São Gabriel um abastecimento de água potável que garanta a saúde e o conforto da sua população, por um preço menor.

|