Certificação ISO 9001 | São Gabriel Saneamento

Certificação ISO 9001

Em 2016, antes de completar quatro anos de atuação nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Gabriel, RS, a São Gabriel Saneamento conquistou a Certificação de Qualidade ISO 9001.

A implementação do sistema de gestão da qualidade aconteceu de forma gradativa no ano de 2015, com o objetivo de aumentar ainda mais a organização e controle dos processos internos e manter a satisfação dos clientes, que foi verificada em mais de 80% de aprovação, através de pesquisas realizadas anualmente.

A empresa EcoSafety, consultoria especializada, auxiliou nos trabalhos de levantamento nas diversas áreas da SGS. Segundo o Analista de Processos, João Rogério Albernais, responsável pela área de Qualidade da concessionária, a padronização das atividades só traz benefícios para empresa e clientes: “Ao padronizarmos as atividades essenciais, treinarmos todos os colaboradores, medirmos os resultados e realizarmos constantemente auditorias internas e externas, garantimos a melhoria contínua dos processos da empresa e aumentamos ainda mais a satisfação dos clientes”, explica.

A auditoria de certificação foi realizada no começo de 2016 e em março a empresa recebeu o Certificado concedido pelo órgão certificador Bureau Veritas, líder mundial em processos de certificações e inspeções de qualidade desde 1828. No começo de 2017 a SGS já participou de nova auditoria externa e garantiu a certificação pela nova norma ISO 9001 na versão 2015. A São Gabriel Saneamento é a única empresa privada de saneamento a possuir o Certificado ISO 9001 no Rio Grande do Sul.

Para a empresa, os desafios não param aqui. A São Gabriel Saneamento buscará também as adequações para obter a ISO 14001 (meio ambiente) e a OHSAS 18001 (saúde ocupacional e segurança).

Para o consultor Valter Tavares, responsável pelas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, as empresas que possuem certificações nestas áreas estão se destacando: “Realizar seus serviços considerando as áreas de meio ambiente, saúde e segurança, demonstra que a empresa atende plenamente toda a legislação aplicável, destina adequadamente seus resíduos e busca a conscientização de seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade quanto às questões de sustentabilidade ambiental e saúde e segurança no trabalho. Hoje isso é um grande diferencial”, finaliza.