SÃO GABRIEL SANEAMENTO DE OLHO NA QUALIDADE

Data: 17/09/12

Laboratório Móvel de Controle de Qualidade (clique aqui para assistir nosso comercial)

Há mais de um mês circula pelos bairros da cidade o Laboratório Móvel de Controle de Qualidade da São Gabriel Saneamento. O veículo é utilizado para realizar diariamente coletas e análises de água nas residências do perímetro urbano do município. Este serviço vai além do que a legislação pertinente exige, a norma estabelece um mínimo de 55  coletas e analises mensais na rede de distribuição e reservatórios.

Com esta inovação a SÃO GABRIEL SANEAMENTO pretende realizar em torno de mil verificações de qualidade da água na chegada das residências, reservatórios e pontas de rede. Esse procedimento afere e garante a qualidade da água para toda a população, conforme explica o Químico Industrial responsável pelos testes:

– Realizando os testes nas residências, reservatórios e pontas de rede, temos a certeza que a água, que saiu da Estação de Tratamento de Água (ETA) dentro dos padrões de potabilidade, está chegando até as residências mais afastadas respeitando os mesmos padrões – completa Etiel Pereira.

Além destes testes finais, o Químico afirma que há o monitoramento constante da captação da água bruta, para saber exatamente o quanto de produtos químicos será necessário para tornar a água potável e depois de todo o processo de tratamento, ainda são realizados testes constantes na saída da ETA.

 

TESTES DISPONÍVEIS AOS CLIENTES

As informações de qualidade da água que o consumidor recebe junto à fatura é o resultado atualizado medido de sua própria rede. Mas além desse demonstrativo, agora o cliente poderá solicitar que seja realizado o teste diretamente em sua residência para verificar a qualidade da água que está consumindo. O resultado dos testes de cloro e turbidez será imediato.

Luiz Antonio Bertazzo salienta a importância deste serviço para a saúde pública: “Desde que assumimos o tratamento da água, sempre houve um rigoroso controle de qualidade, com aparelhagem moderna de testes e monitoramento constante, agora verificamos a necessidade de realizar tais testes porta a porta, bairro a bairro, assim reforçando a garantia da qualidade da água consumida pelas famílias gabrielenses. Essa ação tem como objetivo levar ao conhecimento popular a qualidade da água que produzimos e distribuímos, embora esteja escrito em sua conta, o teste direto do hidrômetro ou da torneira é mais uma garantia”, explica o Engenheiro Químico.

Contudo, a qualidade de água distribuída é fiscalizada pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL E ESTADUAL e desde que a concessionária assumiu os serviços em São Gabriel, conseguiu atender as exigências de potabilidade perante tais fiscalizações.

A responsabilidade da concessionária é de que a água chegue dentro dos padrões estabelecidos por lei, até o cavalete do hidrômetro. Depois disso, a responsabilidade é do cliente.

Para solicitar serviços, fazer reclamações, críticas, sugestões ou informações, basta ligar para o telefone 3232 2886 ou se dirigir ao escritório, localizado na rua Cel. Soares, 41. Somente desta forma o usuário terá o registro de sua solicitação e possibilitará que a empresa verifique a ocorrência no local e tome as medidas necessárias para a correção do eventual problema. Já no caso de queixa por falta de qualidade, o procedimento contempla a coleta diretamente em frasco higienizado e posterior análise, que será realizado pela equipe de controle de qualidade.