Agência reguladora visita a Estação de Tratamento de Esgoto

Data: 08/03/13

Na manhã de quarta-feira, todos os cinco conselheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de São Gabriel (Agesg) vistoriaram e acompanharam os processos de tratamento de esgoto realizado pela São Gabriel Saneamento.

A visita foi agendada na última reunião entre a agência e a empresa, onde os conselheiros destacaram a importância do acompanhamento do tratamento, principalmente para poder prestar contas aos usuários que questionam sobre a execução do serviço.

Os conselheiros já haviam visitado o local logo quando São Gabriel Saneamento assumiu o serviço na cidade e reativou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), passando a tratar todo o esgoto que é coletado. Atualmente, a rede tem abrangência de aproximadamente 15% dos imóveis com abastecimento de água, mas com os investimentos da empresa, até 2020 será universalizado o sistema, já com o tratamento realizado por uma nova ETE, moderna e projetada para receber todo o esgoto da cidade.

O Coordenador Técnico Operacional informou aos conselheiros que a empresa vai realizar analises que vão avaliar a eficiência da ETE com esse sistema atual e explicou detalhadamente as etapas desde a coleta, gradeamento, caixa de areia, decanto digestor e filtro biológico.