Água esbranquiçada não é cloro

Data: 10/12/13

Em algumas situações, determinados dias ou horários, você pode notar a água que sai nas torneiras de sua casa esbranquiçada como o leite. Não se assuste!

Isso acontece devido à pressão e liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos, como o cloro, como muitos pensam. O cloro, utilizado no processo de tratamento da água pela São Gabriel Saneamento é em gás e não causa cor à água em hipótese alguma.

O efeito de água esbranquiçada pode ser obtido no liquidificador com a água potável

Veja que ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que a do encanamento e então o ar é liberado. Estas situações são comuns quando o abastecimento de água é interrompido para manutenções e nos bairros em que a pressão normalmente já é superior.

Um exemplo prático desta situação é bater um pouco de água pura no liquidificador. Desta forma, a água que é própria para consumo sofrerá pressão e incidência de microbolhas de oxigênio, tendo o mesmo resultado de água esbranquiçada. Mesmo com esta situação a água continua sendo própria para o consumo, bastando deixa-la em repouso por poucos segundos até que o ar evapore e ela volte a ser incolor.

Se mesmo assim você ficar com receio, solicite a visita do laboratório móvel da São Gabriel Saneamento. Teremos o maior prazer em atende-lo realizando testes de pH, cloração e potabilidade.

Lembramos ainda que diariamente realizamos testes de qualidade da água que a comunidade recebe e todas as amostras são enviadas para laboratórios credenciados pelo INMETRO.  Além disso diversas outras análises são e foram realizadas por órgãos fiscalizadores, como Vigilância Sanitária, AGESG e Ministério Público, e todas atestam com segurança a qualidade da água dos gabrielenses.

Curta nossa FanPage e fique por dentro de nossas publicações!