VAMOS COLETAR E TRATAR MAIS DE 90% DO ESGOTO

Data: 06/09/12

Com o projeto, a cidade será modelo nacional em saneamento básico

Até agora, apenas 12% do esgoto da cidade é coletado, mas a São Gabriel Saneamento já trabalha para que toda a população possa ter o esgoto encaminhado às Estações de Tratamento.
A empresa já iniciou o processo para obtenção dos recursos financeiros que serão necessários para a ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário. A previsão é de que já no final do próximo ano sejam iniciadas as obras da nova estação de tratamento que terá capacidade para tratar o esgoto de toda a população da cidade e permitirá a desativação da estação existente situada no bairro Siqueira.

Concluída a nova estação de tratamento e as tubulações principais que conduzirão o esgoto até ela, a rede coletora deverá ser expandida para atender aos imóveis que hoje dependem de fossas sépticas. O contrato assinado com a Prefeitura Municipal define que pelo menos 90% dos imóveis da cidade deverão ter condições de ser conectados à rede coletora até 2020. As novas ligações de esgoto deverão ser iniciadas em 2015, após a conclusão das obras da nova estação de tratamento, e prevê-se que em 2017 pelo menos 60% dos imóveis já estarão interligados.    O Diretor da Empresa, Leonardo Silva Macedo, destaca que a as obras devem ser bem planejadas para não causar transtorno à população, pois exigirão a instalação de mais de 200 quilômetros de tubos por toda a cidade.

Além dos benefícios para a saúde dos moradores, com a eliminação do esgoto das ruas, o meio ambiente será beneficiado, com a eliminação de lançamentos de esgoto que contaminam os cursos d’água e o lençol freático.