São Gabriel Saneamento recebe atestado de consumo sustentável de energia

Data: 25/06/19

A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares da São Gabriel Saneamento. Preservar os recursos naturais e buscar meios renováveis de consumo de energia, é uma das inúmeras ações sustentáveis da empresa.  Essa visão sustentável, rendeu o atestado Comerc Sinerconsult  de Energia Renovável. Em 2018, a concessionária deixou de emitir mais de 130 Toneladas de CO2 (Dióxido de Carbono), um dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa.

 

Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a São Gabriel Saneamento utiliza energia direta de uma geradora alternativa. Por meio do gás de aterro sanitário, a biotérmica, localizada em Minas do Leão RS, fornece a energia a partir dos gases concentrados nos resíduos sólidos depositados no aterro sanitário. Os gases, que iriam para atmosfera, aumentando o rompimento na camada de ozônio e ajudando para o efeito estufa, se transformam em bioenergia. Com essa energia limpa, livre de poluentes, a nossa ETA  funciona.

 

O atestado veio por meio de um rigoroso processo de avaliação, realizado pelo programa brasileiro GHG Protocol, ferramenta usada para quantificar a emissão de gases poluentes pelas grandes empresas. O CHG Protocol, obedece técnicas de pesquisas mundiais, estipuladas pela WRI World Ressources Institute, Instituto de Pesquisa Internacional, com sede nos Estados Unidos, que mede a missão de gases poluentes e faz relatório do ar em diversas partes do mundo.