São Gabriel Saneamento trata em média 10 milhões de litros por dia

Data: 11/07/19

 

O processo que a água percorre até chegar na casa das pessoas é longo. Desde a captação, até as torneiras, o caminho percorrido e os processos que a água passa são inúmeros. Ao chegar na Estação de Tratamento de água (ETA), toda água que vem do Rio Vacacai é tratada. O processo de tratamento da água começa pela separação da água das impurezas nela contidas, areia, matéria orgânica e outros compostos inertes. Depois desse processo, a água segue para tanques onde é filtrada e limpa para receber a devida dosagem de cloro e flúor, para assim, estar dentro dos padrões para distribuição.

 

Antes de ir para as redes e ramais, testes são feitos constantemente para assegurar que a água fornecida pela São Gabriel Saneamento está dentro de todos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização. De hora em hora, testes com amostras da água são realizados para medir PH, cor, turbidez, flúor e a quantidade de cloro que constam no produto final.

 

Depois de todo esse processo minucioso, longo, mas importante e eficaz, a água chega até as torneiras fresquinha e própria matar a sede e suprir as necessidades humanas. Viu só? Vale lembrar que menos de  3% de toda água do planeta é doce, ou seja, própria para consumo humano. Vamos cuidar desse bem tão precioso?