São Gabriel terá três dias destinado à coleta de lixo eletrônico

Data: 27/05/19

Na última sexta-feira, dia 24 de maio, órgãos públicos, empresas, quartéis e entidades de São Gabriel se reuniram para tratar sobre a ação de coleta de materiais eletrônicos na cidade. A obsolescência seja por conta de inovações tecnológicas ou por desgaste dos aparelhos acontecem e, com isso, as pessoas acumulam muitos objetos eletroeletrônicos sem uso em casa. Descartar esses materiais de maneira irregular gera inúmeros problemas para o meio ambiente e, também, para saúde humana, muitos destes objetos contém elementos químicos que, se exposto, pode trazer consequências graves para saúde.

 

A coleta de materiais recicláveis acontecerá na semana do meio ambiente, nos dias 04,05 e 06 de junho. A cidade contará com cerca de sete “ecopontos” para descartes destes materiais.  A ideia é fazer com que a população dê o acesso adequado para os eletrônicos. De acordo com os organizadores, todo e qualquer objeto eletroeletrônico pode ser entregue nos pontos de coleta. A organização disse que também serão aceitos outros tipos de materiais, como mouse e caixas de som. Na ação não serão recolhidas lâmpadas fluorecentes, pilhas, baterias e toners. Segundo os organizadores esses materiais precisam de uma coleta especializada, até o transporte é diferente, por isso não será recolhido.

 

A ação é uma parceria de diversos órgãos e empresas da cidade, como a  Uamosg, os Quartéis, Unipampa, Prefeitura, Sanam, Associação de Catadores, Ansus e a Rádio São Gabriel.