SUBSTITUIÇÕES DA REDE DE ÁGUA: TOPOGRAFIA E ESTUDO DE SOLO INICIAM O PROJETO EXECUTIVO

Data: 29/07/13
Sondagem

Um dos compromissos assumidos pela São Gabriel Saneamento no contrato de concessão é a substituição das redes de abastecimento de água mais antigas na cidade, principalmente as de fibrocimento. Para tanto, está realizando os estudos necessários para a substituição dessas tubulações, que devem iniciar ainda este ano.

Desde o mês de junho, equipes de topografia já estão revisando e ampliando os dados cadastrais, implantando marcos de coordenadas geográficas (geo-referenciamento) com equipamentos de última geração via satélite. Também estão sendo desenvolvidos os trabalhos de geotecnia, perfurações para estudo das camadas de solo (sondagens). O projeto é coordenado pelo engenheiro civil Hissashi Takahashi, que elenca os objetivos dessas técnicas para a execução da obra:

Topografia

– As atividades que estamos desenvolvendo neste momento têm como objetivos: validar o cadastro das redes existentes; conhecer a localização e profundidade das camadas de solo e rocha debaixo da superfície da cidade; Gerar informações precisas para o desenvolvimento dos projetos executivos que serão implantados nos próximos três anos; criar um banco de dados e um cadastro dinâmico e de boa precisão do

sistema de underground (tubulações subterrâneas).

Em paralelo a esse investimento, outras obras importantes também estão em andamento, como a conclusão de quase três quilômetros de emissário de esgoto do Residencial Trilha e a reforma da Estação de Tratamento de Água.