Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 09h às 17h

São Gabriel Saneamento doará equipamento à UNIPAMPA que agilizará diagnóstico do COVID 19

São Gabriel Saneamento doará equipamento à UNIPAMPA que agilizará diagnóstico do COVID 19

A São Gabriel Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de São Gabriel/RS, realizará a doação de um equipamento extrator automático, no valor de R$ 110 mil para a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA que possibilitará aos 11 municípios da região fronteira ter diagnósticos no mesmo dia da coleta das amostras.

Este equipamento permitirá a realização de até 500 exames em um único dia de detecção do novo coronavírus. O material que será entregue – um equipamento extrator automático de RNA – trará mais eficiência operacional para a identificação do vírus e vai permitir que o Laboratório  da UNIPAMPA possa ampliar o número de exames RT-PCR.

O equipamento doado à UNIPAMPA será utilizado no diagnóstico molecular para detecção de infecção pelo novo coronavírus. A capacidade instalada para a execução dos testes hoje está limitada à extração do RNA viral de forma manual, por quatro operadores, professores do Campus. Isso demanda mais tempo e limita a capacidade de produção. Para aumentar a quantidade de testes-diagnósticos, a UNIPAMPA necessitava de um extrator automático de RNA. Com esta doação nossa capacidade será ampliada de aproximadamente 150 analises diárias para 500, explica o Professor Associado na Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel, Jeferson Luis Franco.

Diante do momento delicado que a sociedade vive, a concessionária  se mostra solidária e atenta às demandas relevantes da comunidade para enfrentar esta situação de adversidade. A pedido do Poder Executivo Municipal, a companhia doará tal equipamento com o propósito de contribuir na proteção população da região e no retorno da normalidade ao comercio e serviços da região, “o objetivo é somar esforços para manter a região com bandeira laranja, quiçá evoluir para amarela, tendo como base a testagem massiva na região e consequente isolamento precoce dos contaminados”, afirma Luiz Bertazzo, Gerente da São Gabriel Saneamento.

Com a doação do equipamento, os Municípios da fronteira oeste terão que investir, apenas, na aquisição de reagentes químicos para a realização de exames. Em contrapartida, o Programa Testar Fronteira vai permitir que os resultados  possam ser divulgados até às 16 horas do mesmo dia, quando o  material for entregue ao laboratório no começo da manhã. Isso torna-se um grande trufo frente ao 10 dias de espera dos municípios pelo sistema de testagem estadual.

O Programa Testar Fronteira, nome que foi dado para este trabalho, começará a atender a região em 20 dias. “É o prazo que temos para aquisição e entrega do equipamento”. salienta Bertazzo.

Anterior A São Gabriel Saneamento aliada ao seu propósito de preservação ao meio ambiente, aderiu o uso de energia renovável.