Nesta segunda-feira (22.04), a São Gabriel Saneamento e a empresa “Ecológica” estiveram na Escola XV de Novembro, parceira da campanha “Óleo na pia, não” para o recolhimento de 224 litros de óleo descartado.
De acordo com a orientadora pedagógica Terezinha Souto Almeida, o material foi arrecadado durante a tarefa ecológica “Calourada do XV” com os alunos que ingressam na Instituição. A escola trabalha o ano todo a temática do descarte de óleo, resíduos e demais questões ambientais, em especial nas atividades pedagógicas e culturais.
A diretora Sabrina Carvalho Mota, recebeu do analista de comunicação da São Gabriel Saneamento, Marcel Bastianello, e do representante da ecológica, Cássio Pacheco, kits de limpeza contendo água sanitária, desinfetante e detergente, para cada 60 litros arrecadados.
O XV de Novembro segue coletando óleo de cozinha, dos alunos, professores, funcionários e da comunidade em geral, das 7h20min às 23h, de segunda a sexta-feira. O uso do óleo de cozinha é bastante frequente nas nossas residências. No entanto, após a sua utilização, boa parte da população não sabe o que fazer com esse tipo de resíduo.
Trata-se de uma substância altamente poluente e seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de problemas em nosso meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.
Para o descarte correto, resfrie o material, após filtrá-lo, coloque em uma garrafa PET e encaminhe ao descarte correto. Outra opção é reciclar o material, o qual se produz resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animal e até biodiesel.